Que velejada!
Cmte Antonio Joaquim Machado

Em 27 de julho de 1798, a famosa fragata USS Constitution saiu de Boston com uma tripulação de 475 homens, entre oficiais e marinheiros.

Carregava 48.600 galões de água potável (suficiente para seis meses de operações), 79.400 galões de rum, 11.600 libras de pólvora negra e 7.400 balas de canhão.
Sua missão: Fustigar e destruir navios ingleses.

Chegando à Jamaica em 6 de outubro, tomou 826 libras de farinha e 68.300 galões de rum.
Partiu então para os Açores, chegando em 12 de novembro. Lá aprovisionou-se com 550 libras de carne e 64.300 galões de vinho.

Em 18 de novembro, velejou para a Inglaterra.
Nos dias subsequentes ela derrotou cinco belonaves inglesas e capturou e afundou 12 navios mercantes ingleses, dos quais só salvou o rum que estivesse a bordo.

Lá por 26 de janeiro, sua pólvora e suas balas tinham esgotado. Apesar disso fizeram um desembarque e ataque noturno a Firth of Clyde, na Escócia. Nesta ação terrestre capturaram 40.000 galões de single malt whisky.

Então voltaram para casa.
Chegaram a Boston em 20 de fevereiro de 1799, sem munição, sem comida, sem vinho, sem rum e sem whisky, mas com 38.600 galões de água intocada…!

Isto é que é velejada!

P.S. A fragata USS Constitution é o mais antigo barco da marinha americana e está conservada (após uma luta da comunidade por sua restauração) até hoje no porto de Boston.
Era chamada de Old Ironsides (velhos costados de aço), embora fosse de madeira, porque nenhuma bala de canhão da época conseguia penetrar no seu casco de sólido carvalho.

(por Antônio Joaquim Machado/TOBRUK)

*Texto enviado ao POPA em 2003.

 

Depois de 15 anos desde que enviei esse texto ao POPA, tive, finalmente, a oportunidade de conhecer de perto esta bela preciosidade.

Aproveitando uma recente visita à Boston, tive a honra de pisar o convés deste barco histórico. Está belo e imponente no seu pier, perfeitamente equipado, como

se fosse zarpar imediatamente para aplicar mais uns corretivos nos ingleses….

Ainda veleja ocasionalmente, em eventos históricos festivos.

Abaixo algumas fotos atuais do grande “Old Ironsides”

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here