POA-TAPES 2018

VIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes

Navegando na Rota do Arroz – 03 e 03 Ago 2018

Comemoração aos 50 anos do CLube Náutico Tapense

Relação dos veleiros pré-inscritos no Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes 2018
(lista atualizada em 14/07/2018)

01 – Riacho Doce VDS D36

02 – Easy Going VDS F345

03 – Bandido VDS M35

04 – Romanzo ICG Mueller 31

05 – Boré CDJ – Samoa 29

06 – Passatempo VDS BRoberts 38

07 – Malaika VDS F230

08 – Adriana CNT 23

09 – Baependi CNT

10 – Victor VDS Fast 345

11 – Zap VDS Fast 40

12 – Muleke CDJ D32

13 – Delírio CDJ Trinidad 37

14 – Almadia CDJ D36

15 – Saint Vincent VDS D36

16 – Charlie Bravo V VDS 42

17 – Liberdade CDJ CAL 30

18 – Igaraçu VDS Barcosul – 37′

19 – Talassa CDJ D36

20 – Gaivota ICG Ron Holland 34

21 – Foca CDJ

22 – Papa Terra CNT

23 – Arachane CDJ VBoas 32

24 – Alforria CNT Oday23

25 – Lexus ICG

26- Meio Líquido VDS F303

27- Catavento VDS D36

28 – Viking CDJ Muller 31.5

29 – Pealo LESSA Oday23

30- Papillon VDS Oceanis 44

31- Santo Forte RGYC D32

32 – Aequilibrium CDJ VdStadt 29

33 – Stromboli CDJ Skipper 30

34 – Tempest VDS D32

35 – Pazzo per te CDJ D36

36 – Chamonix VDS D41

37 – Panos Quentes VDS F310

38 – Kauana III CDJ Mueller 31.5

39 – VARYAG CDJ D36

40 – Thor CDJ

41 – U3 CDJ D41

42 – Canibal VDS D36

43 – Longitude CDJ D36

44 – Columbia VDS D36

45 – Bavardage VDS

46 – Maná CDJ Jeanneau 44

47 – Mandavento CDJ D41

48 – 4Fun VDS D36

49 – Paguna Samoa 29 LESSA

50 – Bellagio VDS D36

51 – Mandrake VDS FAST 310

52 – Ática ICG Wind 34

53 – Benjamin CDJ – Cal 9.2

54 – Arraia Manta VDS D36

55 – Refúgio VDS Fr 36

56 – Supimpa CNT PFroener 24

57 – Arqueiro CNSJ Scorpio 26

58 – Cozy CNSJ Velamar 24

59 – Mutuca ICG VdStadt 29

60 – LuLu CDJ D26

61 – Delírio ICG Trinidad 37

62 – Sol de Toscana ICG S29

63 – Bito ICG Plinio

14 Jul 2018

No próximo dia 03 de agosto estaremos desatracando com destino a Tapes. Vem aí o VIº Cruzeiro – Regata Porto Alegre – Tapes, um evento voltado à navegação em grupo.

Para alguns, isso significa o incentivo que faltava para navegar até onde nunca ousaram ir sozinhos. É clima de desafio e de aventura. Para outros, é a imagem da flotilha que conta. A confraternização é formidável.

E tem ainda quem vê no grupo a possibilidade de mostrar sua habilidade, buscando a vitória e mostrando ao meio sua evolução como esportista.

Seja como for, o clima é de festa. Em 2009 participaram 60 embarcações com mais de 200 tripulantes (tivemos 70 barcos em 2008).

Desafio, provação, paisagem, competição ou confraternização. Enfim, não importa o motivo. O importante é participar. Aí vamos nós, cheios de entusiasmo, para navegar a secular Rota do Arroz.

Rota do Arroz

A Rota do Arroz vem sendo navegada há quase 2 séculos. Naquela época o Brasil ainda pertencia a Portugal, os negros eram escravos e andava-se de carroça por essas bandas. Tapes teve origem em 1824, quando um porto foi lá construído para embarcar o charque produzido na região.

Tapes também produzia crina vegetal, a matéria prima para os colchões da época. Essas mercadorias eram transportadas por água, como também a cebola da região de Mostardas, que circulava por Tapes a caminho de Porto Alegre. O arroz, no entanto, tem sido o produto mais associado a Tapes ao longo de sua história.

À vela e a vapor

De início, as embarcações da Rota do Arroz eram à vela. Depois vieram os vapores. Com o tempo embarcações com motores a combustão passaram a navegar pela rota. E agora estamos nós aí, a pano outra vez, alguns a motor, navegando pelas mesmas águas da Lagoa dos Patos.

A bússola era tudo no cockpit dos navegantes da época, que navegavam à mercê das intempéries da mesma lagoa em que hoje navegamos. Com isso, a navegação implicava em dispor de tripulação que aguentasse, não só o repentino e imprevisível mau tempo, mas também a constante perspectiva de ter que encará-lo sem aviso.

Tapes

Em torno de 20.000 habitantes povoam o município de Tapes. A cidade é pacata, a gente é pra lá de hospitaleira, e as moças são muito bonitas. Basta caminhar pela cidade para logo comprovar tudo isso. Mas é a simplicidade da pequena cidade gaúcha o que mais encanta seus visitantes. O município vive da agricultura, da pecuária, da indústria e do turismo.

Clube Náutico Tapense

O Clube Náutico Tapense dispõe de 4 trapiches com uma centena de barcos abrigados por molhes de pedra. A cada ano cresce a demanda por novas vagas. A área do clube é considerável: são 3,5Ha, incluindo gramados bem cuidados e povoados por quero-queros. Há também hangar para pequenas embarcações. A sede social é ampla. O clube oferece ainda piscina, canchas de tênis, sauna e outras benfeitorias. Fundado em 1968, o CNT reúne em torno de 450 associados.

O entardecer no Náutico Tapense é sempre festivo, por conta da grande quantidade de pássaros nativos.

O acesso à internet no clube dá-se através de wi-fi.

Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes

As regatas Porto Alegre – Tapes tiveram início há algumas décadas, quando as condições da navegação lembravam mais aquela praticada nos veleiros do século XIX do que as de hoje. Depois de alguns anos de trégua, voltaram a ser realizadas pela iniciativa de um dedicado grupo de velejadores que, em conjunto com o Popa.com.br, viabilizaram novas edições, desta vez com ênfase na modalidade cruzeiro.

O primeiro evento dessa nova série ocorreu em 2006, concebido para ser bienal. Participaram 64 embarcações, com aproximadamente 200 tripulantes. Foi um recorde da navegação de recreio no Rio Grande do Sul, segundo o relato de velejadores veteranos, como o Cmte Astélio Santos. Em 2008, o evento bateu seu próprio recorde, reunindo 70 embarcações com 221 tripulantes.

Aqui vamos nós outra vez. E com a maior facilidade de comunicação, através dos grupos de mensagens, as pré-inscrições começaram a ocorrer antes mesmo da divulgação do evento aqui no site do Popa.

Programação

(Algumas das informações abaixo poderão ser alteradas e/ou complementadas em breve)

Entidades empenhadas na realização do evento

O Veleiros do Sul será a Autoridade Organizadora do VIº Cruzeiro – Regata Porto Alegre – Tapes,e fará a operação do evento. A promoção é do Clube Náutico Tapense, cabendo ao Popa.com.br a divulgação. O VIº Cruzeiro – Regata Porto Alegre – Tapes comemora o cinqüentenário do Clube Náutico Tapense.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas através do site do Popa.com.br, conforme instruções a serem divulgadas em breve. O proprietário da embarcação deverá preencher os campos da ficha eletrônica, incluindo seu endereço de e-mail, e ler e aceitar os termos de compromisso relativos ao evento, e encerrar o preenchimento clicando no botão que enviará sua inscrição ao Sistema. Ao receber os dados de sua ficha, o Sistema automaticamente lhe enviará uma mensagem por e-mail (para confirmação do e-mail indicado). Neste e-mail que Você receberá do Sistema, clique no campo com código único. Assim, o proprietário da embarcação estará respondendo ao e-mail recebido do Sistema, confirmando que é o dono da embarcação e que se responsabiliza pelos dados fornecidos. Muito complicado esse lero lero

Os valores da inscrição tem por base os praticados desde 2012

Confraternização e Informações sobre o evento

No dia 20/07/18, às 19:30h teremos reunião na Vento Sul, o tradicional espaço do Veleiros do Sul gentilmente cedido pelo Comodoro Eduardo Ribas, que oferecerá choripan com chopp. Durante a confraternização os comandantes e tripulantes pré-inscritos no evento poderão expor dúvidas quanto à navegação e outras, para assim garantir sua participação com toda a segurança.     

Concentração

O evento terá início em concentração no Veleiros do Sul, a partir das 16 horas de quinta-feira, 03/08/18, ocasião em que serão distribuídos os tão disputados kits com os brindes da JIMO aos comandantes (não há outra forma de retirada dos brindes da JIMO).

Confirmação da Inscrição
Por ocasião da Concentração, ou previamente, deverá ser firmada pelo proprietário da embarcação participante, a Ficha de Inscrição ao evento no balcão da Secretaria Esportiva do Veleiros do Sul. E ainda, por determinação da Secretaria Esportiva da Autoridade Organizadora, os seguintes documentos deverão ser apresentados nesta mesma ocasião: Carteira de Identidade e Carteira de Habilitação de Amador do responsável pela condução da embarcação, e Documento de Registro da embarcação na Marinha do Brasil, em nome do proprietário.

 

Barcos dos participantes de outros clubes poderão atracar nos flutuantes do Veleiros durante a concentração. Amador do responsável pela condução da embarcação, e Documento de Registro da embarcação na Marinha do Brasil, em nome do proprietário.

 

Barcos dos participantes de outros clubes poderão atracar nos flutuantes do Veleiros durante a concentração.

Embarque

Às 17:00h embarque e preparação para a largada.

Largada

Largada em frente ao Veleiros do Sul às 18:00h (o pôr-do-sol ocorrerá às 17:52h). Os comandantes das embarcações que cruzarem a linha de largada conforme a sinalização da Comissão de Regata do Veleiros do Sul, estarão habilitados ao sorteio de brindes, de acordo com lista a ser fornecida pela CR do Veleiros do Sul.

Rota

Os participantes deverão utilizar os canais de navegação do Rio Guaíba, afastando-se dele apenas no acesso à ilha Francisco Manoel. A navegação noturna fora dos canais de navegação é totalmente contra-indicada visando-se evitar encalhes e, principalmente, redes de pesca. O acesso à ilha deverá ser feito pela sua costa norte, com extremo cuidado.

Chegada à Ilha Francisco Manoel

Previsão de chegada ao fundeio de pernoite em frente à ilha Francisco Manoel, às 21:00h (14mn@5nós). É uma excelente oportunidade para conhecer a ilha sub-sede do Veleiros do Sul.

Fundeio

O fundeio das embarcações participantes ocorrerá em frente aos molhes da ilha

O pernoite será a bordo. A ilha não dispõe de acomodações para pernoite. É proibido pernoitar na ilha.

Desembarque/embarque

O Veleiros do Sul providenciará 2 botes infláveis para o desembarque e embarque dos participantes (o último embarque ocorrerá às 23:55h)

Jantar

Além do desfrute do merecido descanso na belíssima ilha do Veleiros do Sul, a comodoria promoverá a sua histórica “Lentilhada à Bruno Richter”, que será oferecida no Galpão da Ilha, entre 21:00 e 23:00h.

Re-largada

Re-largada na ilha Francisco Manoel às 7:00h de sábado, com destino a Tapes.

Chegada

Previsão de chegada em Tapes (45mn@5nós=9h) às 16:00h de sábado.

Atracação

O Clube Náutico Tapense disponibilizará alguns funcionários para auxiliar na atracação.

Jantar

O Clube Náutico Tapense oferecerá o tradicional jantar aos participantes do evento, às 20:00h, com a  confraternização e entrega de brindes da North Sails, Equinautic, Sul Náutica e Macaronni.

O cardápio inclui Espinhaço de Ovelha com arroz, Arroz de Carreteiro, Feijão e salada, sob o comando do Comodoro João Paulo Ziulkoski.

Estadia das embarcações no VDS e no CNT

Barcos de associados do CNT inscritos no evento terão 15 dias de estadia gratuita no Veleiros do Sul até a data de largada. Da mesma forma, o CNT oferecerá 15 dias isentos de cobrança de estadia aos barcos participantes.

Equipamento obrigatório e outros

É obrigatório a cada barco participante portar equipamento, em plena condição de funcionamento, para navegação por instrumentos (GPS), e tripulação qualificada para sua utilização. O GPS deverá oferecer carta náutica com a perfeita indicação do canal de acesso à ilha Francisco Manoel e ao Clube Náutico Tapense.

A chegada a Tapes poderá ocorrer à noite e a navegação visual é absolutamente impraticável. Em um dos Poa-Tapes houve neblina fechada na Lagoa. É expressamente proibida a participação de embarcações no evento sem a garantia de uso do GPS durante todo o percurso, conforme descrito acima.

Cada embarcação deverá dispor de combustível suficiente para chegar ao destino em Tapes, sem reabastecimento no percurso. Interessados em reabastecimento no Clube Náutico Tapense deverão fazer contato com a secretaria do clube o quanto antes.

Cruzeiro-Regata no Calendário de Tapes

Por solicitação do Popa.com.br através do Cmte Emilio Oppitz, e iniciativa do então Prefeito Municipal de Tapes Sylvio Tejada Xavier, o Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes foi incluído no Calendário de Eventos do município através da lei nº 2597/2008, de 17 de Junho de 2008. A atitude fortaleceu tanto o turismo em Tapes quanto o próprio evento.

Em breve o Aviso do VIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes será publicado.

O que é um Cruzeiro-Regata?

É um evento náutico em que participam embarcações a passeio (cruzeiro) e em competição (regata). A proposta dos cruzeiristas (tanto à vela quanto a motor) é a navegação de lazer sem a busca de performance. Regata é uma competição entre embarcações visando performance de velocidade e de táticas de navegação.

O cruzeiro-regata reúne embarcações à vela e a motor. Nas decisões da organização do evento que dizem respeito às condições atmosféricas, os interesses e possibilidades dos cruzeiristas são preponderantes, já que estes costumam embarcar, além da tripulação para a faina, familiares e amigos sem experiência náutica e, portanto, com baixa performance, em média.

Por que participar de um Cruzeiro-Regata para Tapes?

– Para alguns navegadores gaúchos, navegar na Lagoa dos Patos não é trivial. A companhia de outras embarcações faz muita diferença, oferecendo sensação de segurança e conforto.

– Navegar entre dezenas de barcos é um raro prazer. O cenário, a companhia e a participação em massa oferecem um contexto muito especial.

– O fundeio em Itapuã, com a Praia do Sítio tomada por barcos, é inesquecível.

– O pernoite a bordo em fundeio estimula a navegação de cruzeiro. Para alguns, será a primeira noite dormida a bordo fora do clube. A presença de outros barcos no fundeio tranquiliza os novatos.

– Navegar as 45 milhas pela Lagoa dos Patos até Tapes. A imensidão da lagoa traz uma sensação indescritível de prazer.

– O Porto Alegre – Tapes é um evento náutico de médio curso, e de médio nível de dificuldade.

– A Enseada de Tapes oferece vários recantos com atrativos para navegadores, além das águas claras e do regime de ventos favorável para velejar.

– O acesso à marina protegida por molhes de pedra do Clube Náutico Tapense (CNT) dá-se através de canalete balizado na Enseada de Tapes. Além da ampla sede social, o CNT oferece piscina, quadras de tênis e bonitos gramados.

Por que normalmente a largada de Porto Alegre é feita à noite, e desta vez ocorrerá durante o dia?

Porque, considerando-se a distância total do percurso em 70 milhas náuticas, e uma velocidade mínima dos veleiros de 5 nós, leva-se 14 horas para chegar a Tapes, a partir do Veleiros do Sul, sem escalas. Caso a largada ocorresse cedo, digamos às 8 horas, a chegada em Tapes ocorreria às 22 horas, com duas horas de navegada noturna por águas desconhecidas por boa parte das tripulações. Não é difícil imaginar atrasos neste percurso, podendo-se estimar a chegada por volta da meia-noite (4h de navegação noturna). O canal de acesso ao CNT tem sinalização cega (sem iluminação) demarcando um estreito canal de navegação, e implicando obrigatoriamente em navegação por instrumentos à noite. O farolete (SPH) no início do canal não tem mais iluminação há anos.

Com o percurso dividido em dois trechos, como tem sido proposto, a navegação noturna pelo Rio Guaíba tem uma duração não muito diferente em relação à noturna da ida direta, mas no rio, navega-se por canais de navegação razoavelmente sinalizados, o que não ocorre na Enseada de Tapes: a navegação na enseada não tem canal de navegação e as redes de pesca estão por todos os lados. Saindo-se de manhã da Praia do Sítio, como tem acontecido nos últimos cruzeiros a Tapes, a chegada ocorre à tardinha, havendo tempo para descansar e participar do jantar na mesma noite, o que não poderia acontecer na ida direta com a chegada tarde da noite.

____________________________________________________________________

Fonte consultada sobre a história de Tapes: Comte. Prof. Miguel Sanchis;

Fotos: IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes (2008)

Acompanhe a previsão do tempo para Porto Alegre na data do evento:

WINDY

LEIA O AVISO

Comentários e dúvidas: info@popa.com.br