Histórias dos Mares.
O Marinheiro Popeye existiu?
Sim, na vedade seu nome real era Frank “Rocky” Fiegel (foto acima), nascido em 1868. Era marinheiro e depois de aposentado foi contrato pela taverna Wiebusch’s na cidade de Chester, Illinois, para limpar e manter a ordem. Tinha reputação de envolver-se em brigas, por isso tinha um dos olhos deformados (Pop-eye “olho estourado” em português). Sempre estava estava fumando um cachimbo, por isso falava apenas com um dos lados da boca. Era amável com as crianças. Não parava de contar aventuras imaginárias, gabando-se das proezas de sua força física, garantindo que nunca tinha perdido uma briga. O autor das histórias em quadrinhos Popeye, Elzie Crisler Segar, nascido em Chester conheceu Frank quando jovem, onde ficava ouvindo suas histórias e anos depois o homenageou com o personagem Marinheiro Popeye.
Olivia Palito também existiu, era Dora Paskel, dona de um armazém geral em Chester. Ela era alta, magra e usava o cabelo bem enrolado em um “coque”. Ela também é descrita a se vestir da mesma forma que Olívia, usando sapatos de botões que eram populares naquela época.
Segar manteve contato com Frank e sempre o ajudou financeiramente.
Frank e Popeye carregam algumas características inerentes a todos os Homens do Mar como bravura, coragem, cavalherismo e virilidade.
Recebido de Guilherme Guili Roth/OceanoVDS/Wikipedia
Também, foi usado a figura do Popeye em anuncio do uso do espinafre em virtude do molho ser a base do vegetal, vendido em lata à época.