rio-guaiba_10-10-12A largada do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes foi adiada das 18:30h de quinta-feira, dia 11, para o meio-dia de sexta-feira, dia 12*.
Fundeio na Praia do Sítio à tarde, com pernoite. Largada às 08:30h de sábado, mantendo-se os demais horários previstos no Cronograma (item 1 acima).
Adiamentos são indesejáveis, sem dúvida, mas em consulta a uma dúzia dos 30 comandantes de embarcações inscritas, chegou-se à conclusão unânime de que é preferível adiar a largada do evento.

Rio Guaíba
Descer o rio em noite escura (lua nova), com vento de proa (sudeste), com previsão de rajadas de mais de 20 nós (windguru, veja abaixo), e muita onda (rio mexido), não será conveniente. A temperatura deverá baixar a 14ºC na noite de quinta, sugerindo sensação térmica de um dígito apenas. E como temos folga de um dia (feriadão) considerou-se que a largada diurna na sexta será mais apropriada.
Com o rio mexido, os barcos menores caturram mais, ficando o motor de popa fora d’água a cada onda, e reduzindo bastante a velocidade da embarcação. Na opção de navegar a pano as 20 milhas até Itapuã, o aumento do percurso (e do tempo) será considerável, e a chegada ocorreria madrugada adentro.

Lagoa dos Patos
windguru-10-10-12_para-poa_quinta-sextaOs ventos na lagoa, com previsão de 20nós, mais rajadas, sugerem que se alerte os participantes de que é necessária razoável experiência para participar com segurança. Como o vento será do quadrante leste, e a rota para Tapes está na costa oeste da lagoa, as ondas deverão ser de bom tamanho, de través.

As razões para manter o evento para este final de semana são:
Direção apropriada do vento na lagoa, inclusive na Enseada de Tapes. Idem no fundeio em Itapuã.
Mobilização dos participantes e dos clubes náuticos envolvidos.
Todas as providências tomadas, incluindo a festividade no Clube Náutico Tapense.

Por outro lado, sugerem adiamento para outro final de semana:
Vento contra no rio
Ventos fortes na lagoa
Lagoa mexida Possibilidade de adiamento para 9 de novembro
Com este quadro, e com as considerações de parte significativa dos inscritos e dos clubes náuticos envolvidos, é possível que o evento venha a ser adiado para o dia 9 de novembro, sexta-feira, já que o sábado, 10, é a única nova data disponível para a utilização da concorrida sede do Clube Náutico Tapense. Até amanhã, quinta-feira à tarde, de posse de previsões mais atualizadas, e na expectativa, embora pouco provável, de boa redução da intensidade do vento, deverá ser tomada a decisão sobre o adiamento para dia 9 próximo, ou não. A decisão considerará a opinião de comandantes inscritos e dos clubes, a consultar. Aliás, segundo os comandantes consultados, seria precipitado adiar desde já para o dia 9 de novembro.
(*) Publicado, de início, equivocadamente, como dia 11.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here