Atualização recebida hoje sobre situação crítica do veleiro brasileiro Katoosh
Saiba mais em post mais abaixo.

*Relato de bordo Katoosh*

66h à deriva, 01:49 horário local.
A noite está sendo complicada, mar e ventos não pararam de aumentar até agora!
As ondas foram pouco a pouco destruindo o nosso bote. Estourou uma banana, rachou o fundo de alumínio… Não tinha nada que pudéssemos fazer, não conseguimos imaginar nenhuma forma de tirá-lo da água. Além do mais, não queríamos sair la fora, noite totalmente escura, situação perigosa. Tenebroso!
Uma onda enorme nos atingiu, a maior de todas até agora. Aqui de dentro foi assustador porém com Katoosh tudo ok, 100%! Olhamos la fora e perdemos o nosso bote, nosso xodó. Ainda não acreditamos! Quem nos acompanha a algum tempo sabe a luta que foi para conseguirmos compra-lo… Tínhamos amarrado ele com 3 cabos, um deles era inclusive era uma escota da genoa, cabo super resistente! Não foram suficientes… Enfim, fora a grande tristeza, sabemos que coisas materiais vem e vão, dinheiro a gente batalha e corre atrás. O pior de tudo é que sem o bote ficamos em uma situação mais complicada ainda. Ele era sempre uma “ultima tentativa” disponível, no pior dos casos conseguiríamos rebocar o veleiro, tentar manter algum rumo, etc, agora não temos mais essa opção…
Abortamos a ideia de nos aproximar de terra e tentar pegar aquela boia a qual havíamos comentado ontem, não temos controle suficiente do barco para isso. Seria perigoso demais.
Plano B –
Derivar rumo ao Tahiti, 250 milhas, 463km. Este percurso é bem longo, vamos demorar bastante tempo, cedo ou tarde teremos alguma trégua das condições climáticas, aí conseguiríamos finalmente instalar o nosso leme reserva e seguir nosso rumo! O ponto crítico desse plano esta sendo as próximas 24h. Para chegarmos em mar aberto e termos nosso rumo livre ate o Tahiti, teremos que ir derivando com os ventos e passar por um estreito “corredor” com 30km de comprimento entre dois atois (Fakarava e Toau). Uma vez terminado o percurso tudo fica mais fácil! Teremos tempo e espaço para nossos movimentos…
Estamos em um momento muito tenso, as próximas 24h serão decisivas! Não estamos podendo parar nenhum instante! Todo tempo checando a previsão do tempo, analisando nosso rumo e pensando em possíveis saídas. A situação se complicou demais. Estamos tensos, obviamente, porém calmos, saudáveis e confiantes! Ainda não temos acesso a internet, instagram, WhatsApp etc, somente telefone satelital. Ficamos sabendo que tem bastante gente acompanhando a gente e a torcida está grande. Muito louco dizer, mas parece que de alguma forma sentimos essa energia positiva! Valeu galera, tamo junto! Continuaremos dando o nosso melhor, esperamos não decepcionar ninguém.


Source

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here