Faleceu ontem o Comte André Barth

Faleceu na tarde de ontem, 20/10/2021, em Porto Alegre, o Comte André Barth, aos 67 anos. Velejador inveterado, associado ao Veleiros do Sul, André tinha muitas milhas velejadas no Orion, em que participou da Admiral’s Cup, em 1977, e de várias travessias e regatas Brasil afora.
Nascido em familia de velejadores, André velejava com muita assiduidade em seu veleiro Victor até sofrer AVC em julho de 2020.
Quando voltávamos de Tapes/RS, em 2018, a caixa de câmbio do Victor emperrou lá pelo Birú, e viemos a pano até Porto Alegre, com pernoite em Itapuã. Foi incrível ver a performance deste comandante, um engenheiro civil já sessentão, fazendo todas as manobras a pano com a tremenda destreza e tranquilidade que lhe era peculiar no comando de seu veleiro. Era um velejador raiz, grande cozinheiro e, com uma memória incrível, sabia muito sobre a história da vela no Brasil e especialmente a do Veleiros do Sul. Acima de tudo, André Barth foi uma pessoa simples, humilde, modesto, e um grande parceiro. Que perda!

Crematório Saint Hilaire, em Viamão, 21/10/2021 das 13 às 16h.

(a bordo do Orion, na Admiral’s Cup, em 1977, de chapéu e bota amarela.


Ver no Facebook do POPA