O que você deve saber antes comprar um binóculo
Aumento x luminosidade – qual o binóculo que devemos comprar?
Por Augusto Chagas

O binóculo vem marcado com dois números separados por um X, como 8X30. O primeiro número indica o grau de aumento. Diz o quanto um objeto vai parecer mais perto. Um binóculo com aumento 8 fará com que um objeto que está a 80 metros pareça estar a apenas 10 metros. O segundo número é o diâmetro da lente objetiva, em milímetros, e está relacionado ao tamanho do binóculo e sua capacidade de captar luz. Quanto maior a objetiva, mais luz é captada, e melhor é a imagem à noite ou com pouca luz.

Dividindo-se o diâmetro da objetiva do binóculo pelo aumento, tem-se o diâmetro da pupila de saída (que é o círculo de luz que aparece quando se olha o binóculo contra uma luz, segurando-o com o braço estendido).

Este binóculo utiliza o raio laser para medir distâncias e ângulos

Com boa claridade a pupila do olho contrai-se para mais ou menos 2,5 mm e não pode aproveitar a luz em diâmetro maior do que este. Por isso, grandes binóculos não são mais claros do que os pequenos nestas condições. Porém à noite tudo fica diferente para eles.

À noite a pupila humana expande-se para uns 7 mm, de maneira que pode aproveitar a luz obtida por um binóculo 7 X 50, que tem uma pupila de 7 mm. Uma pupila de saída grande oferece a vantagem de tornar mais fácil o alinhamento do aparelho com os olhos. Por esta razão é que o 7X50 é o binóculo padrão da Marinha Americana.

Deve-se verificar o alinhamento do binóculo focando um fio de luz ou a parte de cima de um prédio. Feito isso, afasta-se o binóculo do olho e verifica-se se a linha continua reta. Gire o binóculo no seu eixo e confirme o alinhamento.

Um bom binóculo vai proporcionar muitos anos de bons serviços, o que faz com que valha a pena gastar um pouco mais e ter um realmente bom.

Anualmente são vendidos perto de 2 milhões de binóculos nos EE.UU.

Binóculo com câmera digital

Publicado originalmente no Popa.com.br em 13 Jul 2006

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here