A Praia do Sítio e o Farol de Itapuã – O Vídeo

Localizados no Parque Estadual de Itapuã, no município de Viamão, estas belezas abrigam uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. O Parque destina-se à proteção da flora e a fauna, e à proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região, num conjunto de ambientes de morros, praias, dunas, lagoas e banhados. Dentre as espécies da fauna preservada pelo Parque salienta-se o bugio-ruivo cujo rugido pode ser ouvido de longe.

Por volta de 1770 a região foi colonizada por casais açorianos e foi palco de episódios importantes da Revolução Farroupilha.

O Farol de Itapuã, concluído em 1860, sinaliza o canal onde as águas do Lago Guaíba encontra a Laguna dos Patos.

Já, no final do século XX, foi palco de conquistas do movimento ambientalista, capitaneadas por José Lutzenberter, que impediram a destruição ocasionada por pedreiras no local.

A capelinha da Praia do Sítio, hoje cercada pelo mato, pode ser vista no site do nosso amigo Danilo Chagas Ribeiro no seu site POPA: https://popacombr.com/acervo/_2008/imagens/paisagens/paisagens_955.htm

Compartilhem para quem não conhece!

com Dani Redemske


Source

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here