Nova data: 23 de novembro

grib-poatapes-sabDo final da noite de ontem (quinta) para hoje, a previsão do tempo sofreu alterações importantes para o Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes. Os ventos que viriam sobre a Lagoa dos Patos do quadrante sul só no domingo, agora estão previstos para sábado, significando orça com vento de 15 nós, mais as rajadas e as ondas (gráfico Grib ao lado). Antes disso acontecer, lá pelo meio da manhã até o início da tarde, vai ter calmaria na lagoa, segundo o Grib e outras fontes (virada do vento).
Na véspera, sexta à noite, durante a navegação pelo Rio Guaíba (Canal do Junco e Itapuã), as rajadas de NE serão de 23 nós, em orça, cfe o WindGuru (veja gráfico abaixo). Como se sabe, junto aos morros de Itapuã, o vento deste quadrante é sempre mais forte. Veja também gráficos do WindGuru para Porto Alegre e Tapes, mais abaixo.

Diversos participantes inscritos foram informados na manhã de hoje sobre a mudança da previsão, e ouvidos. Fez-se duas reuniões pelo Skype, na manhã e no início da tarde de hoje, tendo-se concluído unanimemente pelo adiamento, infelizmente. A decisão foi reforçada ainda pela informação do Comandante Gigante: ontem à noite o veleiro Entre Pólos subia a Lagoa dos Patos, com “esses tais 15 nós” da previsão anterior, mas contra. Segundo o comandante Gigante, as ondas cobriam o convés do veleiro, que “não andava”, tendo arribado no Birú.

Por que decidir “tão cedo”, se ainda temos mais de 24 horas até a largada?
A Prefeitura de Tapes precisa a confirmação do número de inscritos para organizar e preparar o jantar para mais de cem pessoas (é por essa razão que as inscrições se encerraram hoje). Ao Clube Náutico Tapense cabe toda a preparação para o evento, com alocação de funcionários, provisão de boxes, preparação da sede, implicando em iniciativas diversas. O Clube dos Jangadeiros precisa planejar o apoio logístico e convocar funcionários e embarcação para acompanhar o evento. A Cervejaria Futter’s também precisa tomar iniciativas para prover os 100 litros de cerveja no trapiche. Os participantes inscritos tem que preparar os barcos e confirmar a tripulação. No caso do evento não acontecer, outra programação será possivelmente realizada por eles, e quanto mais cedo souberem do adiamento, melhor. Deixando-se para amanhã o adiamento, a notícia poderia chegar tardiamente a alguns dos inscritos: entre o conhecimento da nova previsão, consultas, reuniões, tomada da descisão, redação e publicação da notícia, e até os interessados tomarem conhecimento pelo Popa, passaria muito tempo. De resto, não há qualquer expectativa de que a previsão seja revertida.

Ouvimos comandantes experientes com tripulação escolada, e ouvimos comandantes de tripulações incluindo esposas recém iniciadas no esporte à vela. Obtivemos unanimidade pela opção do novo adiamento. É até possível que todos tenhamos cometido um engano, mas não parece. Amanhã ou depois teremos certeza.

Alexandre Futter, da Cervejaria Futter’s, aquela dos 100 litros de graça no trapiche em Tapes, manda informar que a cerveja vai continuar maturando até o dia 24 de Novembro (largada dia 23).

poa

itapua

tapes

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here