11 e 12 de Outubro de 2012

poa-tapes_ronaldo_5_2No próximo dia 11 de Outubro estaremos desatracando com destino a Tapes. Vem aí o Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes, um evento voltado à navegação em grupo. Para alguns significa o incentivo que faltava para navegar até onde nunca ousaram ir sozinhos. É clima de desafio e de aventura. Para outros, é a imagem da flotilha que conta. A confraternização é formidável.
E tem quem enxergue no grupo uma possibilidade de mostrar sua habilidade, buscando a vitória e mostrando ao meio sua evolução como esportista.

Seja como for, o clima é de festa. Em 2009 participaram 60 embarcações com mais de 200 tripulantes (tivemos 70 barcos em 2008).

Desafio, provação, paisagem, competição ou confraternização. Enfim, não importa o motivo. O importante é participar. Aí vamos nós, cheios de entusiasmo, para navegar a secular Rota do Arroz.

Rota do Arroz
carregando_arroz_em_tapes_antes_do_trapiche_cropA Rota do Arroz vem sendo navegada há quase 2 séculos. Naquela época o Brasil ainda pertencia a Portugal, os negros eram escravos e andava-se de carroça por essas bandas. Tapes teve origem em 1824, quando um porto foi lá construído para embarcar o charque produzido na região.

Tapes também produzia crina vegetal, a matéria prima para os colchões da época. Essas mercadorias eram transportadas por água, como também a cebola da região de Mostardas, que circulava por Tapes a caminho de Porto Alegre. O arroz, no entanto, tem sido o produto mais associado a Tapes ao longo de sua história.

À vela e a vapor
carregando_arroz_em_tapes_cropDe início, as embarcações eram à vela. Depois vieram os vapores. Com o tempo embarcações com motores a combustão passaram a navegar pela rota. E agora estamos nós aí, a pano outra vez, alguns a motor, navegando pelas mesmas águas da Lagoa dos Patos.

A bússola era tudo no cockpit dos navegantes da época, que navegavam à mercê das intempéries da mesma lagoa em que hoje navegamos. Com isso, a navegação implicava em dispor de tripulação que aguentasse, não só o repentino e imprevisível mau tempo, mas também a constante perspectiva de ter que encará-lo sem aviso.

Tapes
Em torno de 17.000 habitantes povoam o município de Tapes. A cidade é pacata, a gente é pra lá de hospitaleira, e as moças são muito bonitas. Basta caminhar pela cidade para logo comprovar tudo isso. Mas é a simplicidade da pequena cidade gaúcha o que mais encanta seus visitantes. O município vive da agricultura, da pecuária, da indústria e do turismo.

Clube Náutico Tapense
Tapes1-2O Clube Náutico Tapense dispõe de 4 trapiches com uma centena de barcos abrigados por molhes de pedra. A cada ano cresce a demanda por novas vagas. A área do clube é considerável: são 3,5Ha, incluindo gramados bem cuidados e povoados por quero-queros. Há também hangar para pequenas embarcações. A sede social é ampla. O clube oferece ainda piscina, canchas de tênis, sauna e outras benfeitorias. Fundado em 1968, o CNT reúne em torno de 450 associados.

O entardecer no Náutico Tapense é sempre festivo, por conta da grande quantidade de pássaros nativos. A acolhida do CNT, comandada pelo Comodoro Eduardo Cidade faz com que os participantes sintam-se em casa.
O acesso à internet no clube dá-se através de wi-fi.

Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes
As regatas Porto Alegre – Tapes tiveram início há algumas décadas, quando as condições da navegação lembravam mais aquela praticada nos veleiros do século XIX do que as de hoje. Depois de alguns anos de trégua, voltaram a ser realizadas pela iniciativa de um dedicado grupo de velejadores que, em conjunto com o Popa.com.br, viabilizaram novas edições, desta vez com ênfase na modalidade cruzeiro. O primeiro evento dessa nova série ocorreu em 2006, concebido para ser bienal. Participaram 64 embarcações, com aproximadamente 200 truipulantes. Foi um recorde da navegação de recreio no Rio Grande do Sul, segundo o relato de velejadores veteranos. Em 2008, o evento bateu seu próprio recorde, reunindo 70 embarcações com 221 tripulantes. Aqui vamos nós outra vez.
O programa básico é saída de Porto Alegre, ao largo do Clube dos Jangadeiros, no final da tarde de quinta-feira, 11 de Outubro de 2012, com pernoite fundeado na Praia do Sítio, em Itapuã. Na manhã do dia 12, sexta-feira, ocorrerá a largada junto ao Farol de Itapuã com chegada em Tapes no final da tarde. À noite a Prefeitura de Tapes oferecerá jantar aos participantes.

Cruzeiro-Regata no Calendário de Tapes
sylvio-tejada2Por iniciativa do Prefeito Municipal de Tapes Sylvio Tejada Xavier (foto ao lado), o Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes foi incluído no Calendário de Eventos do município através da lei nº2597/2008, de 17 de Junho de 2008. A atitude do prefeito fortaleceu tanto o turismo em Tapes quanto o próprio evento, que passou a ser anual. Como diz o slogan da administração do Prefeito Tejada, “Unidos somos mais fortes”.

O que é um Cruzeiro-Regata?
É um evento náutico em que participam embarcações a passeio (cruzeiro) e em competição (regata). A ênfase dos cruzeiristas (à vela e a motor) é a navegação de lazer sem preocupação de performance. Regata é uma competição entre embarcações visando performance de velocidade.
O cruzeiro-regata reúne embarcações à vela e a motor.

poa-tapes_3d2_2009_450Por que participar de um Cruzeiro-Regata para Tapes?
– Para alguns navegadores gaúchos, navegar na Lagoa dos Patos não é trivial. A companhia de outras embarcações faz muita diferença.
– Navegar entre dezenas de barcos é um raro prazer. O cenário, a companhia e a participação em massa oferecem um contexto muito especial.
– Navegar à noite pelo Guaíba, em grupo, é fabuloso.
– O fundeio em Itapuã, com a Praia do Sítio tomada por barcos, é inesquecível.
– O pernoite estimula a navegação de cruzeiro. Para alguns, será o primeiro pernoite a bordo.
– Navegar as 45 milhas pela Lagoa dos Patos, do Farol de Itapuã até Tapes. A imensidão da lagoa traz uma sensação indescritível de prazer.
– O Porto Alegre – Tapes é um evento náutico de médio curso, e de médio nível de dificuldade.
– A Enseada de Tapes oferece vários recantos com atrativos para navegadores, além das águas claras e do regime de ventos favoráveis.
– O Clube Náutico Tapense (CNT) pode abrigar um total de 113 barcos. O acesso à marina, protegida por molhes de pedra, dá-se através de canalete balizado na Enseada de Tapes. Além da ampla sede social, o CNT oferece piscina, quadras de tênis e jardins bem cuidados.
– Confraternização na noite de sexta-feira, no CNT, com jantar oferecido aos participantes do evento pela Prefeitura de Tapes.

____________________________________________________________________
Fonte consultada sobre a história de Tapes: Comte. Prof. Miguel Sanchis;
Fotos: IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes (2008)

Acompanhe a previsão do tempo para Porto Alegre na data do evento:
WINDGURU, CLIMATEMPO, SOMAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here