Tá chegando a hora! Mais um Cruzeiro Regata Porto Alegre - Tapes. Edição comemor...

 

Imagens que apareceram no Windy.com na quarta e na quinta-feira que antecederam a data da largada originalmente prevista para o VI Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes (03/08/18).

Região de convergência do vento justamente sobre o início da rota do poa-tapes na lagoa.Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 1

 

Neste zoom, ventos de NE e de SO convergindo sobre a rota

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 3

 

Já na previsão da quinta-feira, na mesma região, a ação inverteu-se. O vento passou a ser previsto como se afastando da rota.

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 5

 

Pura encrenca, logo ali, vindo para cima da costa
Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 7

 

E vai entrar lagoa a dentro na madrugada do domingo.
Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 9

 

Previsões da quinta-feira para o sábado, 4/8:
Às 18h, o vento seria W 4kt. Uma hora depois, rondaria para SW 18kt (+ rajadas).

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 11

A Enseada de Tapes não oferece abrigo na maior parte da costa Oeste, onde um longo alfaque a uns 500m da costa impede a navegação.

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 13
Efetivamente alguns se atrasariam pelo vento de proa o tempo todo, e chegariam a Tapes na hora dos 18kt (+ rajadas)

 

Assim a Marinha representou o centro de alta pressão com 1028mb aqui na costa (área A, ou alfa)

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 15

 

A linha tracejada na área superior da carta representa uma Linha de Instabilidade que,
associada ao centro de alta representado pela letra A em azul, na área Alfa (A em preto), está atrapalhando os supercomputadores da meteorologia: a cada renovação da previsão, a cada poucas horas, as informações mudam mais do que se poderia esperar.

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 17

Na coluna da esquerda, abaixo, a indicação dos modelos europeu e americano na noite de quarta-feira. Na previsão do europeu, haveria vento de NE, e na do americano, de SO, no mesmo local e no mesmo horário. E com 8 kt em um sentido, e 10 kt no outro. Assim é que o site Windy informou.

Mas e outros sites e aplicativos de meteorologia, o que dizem? Cada um apresenta suas variações, claro. O modelo europeu é prestigiado por alguns, e o americano, por outros. Ambos falham.
Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 19

 

Como se vê na tabela abaixo, somente na quinta-feira, ja quase noite, os modelos pareciam se acertar em relação à direção do vento no sábado, mas então já estavam prevendo vento de proa desde cedo na rota para Tapes. Observe que o europeu (ECMWF), que antes previa vento de NE, passou a prever como o americano (GFS), de SO, e no dobro da velocidade prevista pelo primeiro.

No que se pode acreditar a essas alturas, a ponto de ter a segurança de sugerir que 35 barcos, com em torno de 90 pessoas embarcadas, sigam lagoa afora?

Considere a velocidade que preferir, observando as velocidades assinaladas nas tabelas abaixo. Acrescente 5 nós de velocidade recomendada.

Quanto temos? Uns 11 nós? Acrescente as rajadas, talvez mais uns 4 kt. São uns 15 kt, na cara. Como um veleiro com motor de popa vai manter essa velocidade navegando contra as ondas da Lagoa dos Patos? E que não fossem 15, mas 10kt?…

E se assim continuar, a que horas chegaria a Tapes? E em se atrasando por não conseguir manter a velocidade recomendada, logo pegaria o SW mais forte, como o indicado pela seta vermelha na tabela.

Como diz o Cmte Emilio Oppitz, veterano da Lagoa dos Patos, “Velejar na Lagoa dos Patos é muito bom, mas se pegar vento pela proa, é feia a pegada”.

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 21

 

E durante boa parte dessa navegada com vento contra, a previsão é de chuva ‘de regular a meio-buena’.

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 23

A coisa pode ainda ficar mais enfarruscada, acrescentando aos 14ºC previstos, um vento aparente de 15kt, como mais ou menos estimamos aí acima. A sensação térmica, imagino, poderia ficar abaixo de 10ºC, a conferir.

Figurinhas esquisitas colecionadas na véspera da largada prevista originalmente 25

3 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Cmt Danilo e demais Cmts colaboradores!
    Parabéns pela prudência!
    Realmente ventos de Oeste naquela região da Praia Grande se tornam difíceis de superar. Estou aprendendo com o O’day, mas já sei que eu ficaria empenhado, e o motor de popa não enfrenta tal tempo. Teria de retornar para a Barba Negra ou Morro da Formiga.
    Sábia decisão. e digo-lhe muito obrigado por mim e meu filho Guilherme, com o qual já passamos perigos no Mar de Dentro, graças a Deus naquela oportunidade (10/10/2009) estávamos com com o Veleiro Ana Claci, obra de arte do Mestre Nino.
    Renovo meu fraterno abraço.
    Pastl

  2. Danilo. Sugestões minhas, ref. a previsões do tempo :
    Tenho feito gratuitamente previsões do tempo no what sap.
    Sugiro, que se utilizes, de diversas fontes como : – windguru, windfinder, windy (o que fizestes), weather underground, epagri ciram, cleo kuhn, estel sias, metsul, ceic, alertas do ceic, marinha (o que fizestes), dsa satelites, inmet satelites, redemet satelites c/ animação e radar, wisuki.
    Através desses todos componho a minha previsão do tempo por 5 a 7 dias, e o atualizo, quando a situação não é bem firme, em especial aos fins de semana. faço, nas segundas e quinta feira, no minimo.
    segue abaixo a previsão emitida ontem :

    REVISÃO DO TEMPO P/ O FINAL DE SEMANA E INICIO DA OUTRA (03 A 07/08) :

    Sexta-feira, 03/08 :
    – Nevoeiro pela manhã, tarde de sol entre nuvens e noite será com céu claro
    – Vento sopra do quadrante norte fraco, pela manhã, sul a tarde, também fraco e
    a noite leste fraco a médio.
    – Temp. 14 a 22°C.

    Sábado, 04/08 :
    Amanhece bom, o tempo, até o meio da tarde, fechando-se no período entre as 16:00 as 20:00h, onde podem ocorrer chuvas, muito leves, de 2 mm de precipitação prevista.
    – Vento sopra de oeste fraco até as 16:00h onde rondará para sudoeste, devido a passagem da frente fria, permanecendo assim até a madrugada.
    – Temperatura fica entre 14°C a 21°C.

    Domingo, 05/08 :
    – Na madrugada será com céu claro, amanhecendo, permanecendo o tempo nublado, entre sol, o dia todo assim, inclusive a noite também.
    – Vento sopra do quadrante oeste médio durante o dia, finalizando-se assim, a passagem da frente fria, rondando para o quadrante sul à tardinha e noite, de fraco a médio.
    – Temp. 11 a 17°C, onde o frio chegará novamente.

    Segunda feira, 06/08 :
    – O tempo será bom, c/ sol, entre nuvens.
    – Vento sopra de sudeste fraco a médio.
    – Temp. 10 a 18°C.

    Terça feira, 07/08 :
    – O tempo será bom, c/ muito sol.
    – Vento sopra de leste fraco a médio, intensificando-se à tardinha p/ noite.
    – Temp. 12 a 20°C.

    • Muito bom, Nesweda. Utilizamos várias fontes, mas nao caberia mostras telas de todas, não é? Além disso, consultamos diversas pessoas, extremamente capacitadas para opinar. O grupo optou pelo adiamento, por unanimidade, devido à falta de precisão das previsoes. Sair com tripulantes safos é muito diferente de dar largada para um grupo hererogêneo em torno de 90 pessoas. Estamos todos muito satisfeitos com a análise que fizemos e com a decisão tomada. Se as condições mostrarem-se boas ou não, não mudará nossa impressão.
      Muito obrigado pela tua mensagem.
      Abraço

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here