Tá Chegando A Hora! Mais Um Cruzeiro Regata Porto Alegre - Tapes. Edição Comemor...

 

Imagens que apareceram no Windy.com na quarta e na quinta-feira que antecederam a data da largada originalmente prevista para o VI Cruzeiro-Regata Porto Alegre – Tapes (03/08/18).

Região de convergência do vento justamente sobre o início da rota do poa-tapes na lagoa.Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 27

 

Neste zoom, ventos de NE e de SO convergindo sobre a rota

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 28

 

Já na previsão da quinta-feira, na mesma região, a ação inverteu-se. O vento passou a ser previsto como se afastando da rota.

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 29

 

Pura encrenca, logo ali, vindo para cima da costa
Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 30

 

E vai entrar lagoa a dentro na madrugada do domingo.
Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 31

 

Previsões da quinta-feira para o sábado, 4/8:
Às 18h, o vento seria W 4kt. Uma hora depois, rondaria para SW 18kt (+ rajadas).

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 32

A Enseada de Tapes não oferece abrigo na maior parte da costa Oeste, onde um longo alfaque a uns 500m da costa impede a navegação.

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 33
Efetivamente alguns se atrasariam pelo vento de proa o tempo todo, e chegariam a Tapes na hora dos 18kt (+ rajadas)

 

Assim a Marinha representou o centro de alta pressão com 1028mb aqui na costa (área A, ou alfa)

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 34

 

A linha tracejada na área superior da carta representa uma Linha de Instabilidade que,
associada ao centro de alta representado pela letra A em azul, na área Alfa (A em preto), está atrapalhando os supercomputadores da meteorologia: a cada renovação da previsão, a cada poucas horas, as informações mudam mais do que se poderia esperar.

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 35

Na coluna da esquerda, abaixo, a indicação dos modelos europeu e americano na noite de quarta-feira. Na previsão do europeu, haveria vento de NE, e na do americano, de SO, no mesmo local e no mesmo horário. E com 8 kt em um sentido, e 10 kt no outro. Assim é que o site Windy informou.

Mas e outros sites e aplicativos de meteorologia, o que dizem? Cada um apresenta suas variações, claro. O modelo europeu é prestigiado por alguns, e o americano, por outros. Ambos falham.
Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 36

 

Como se vê na tabela abaixo, somente na quinta-feira, ja quase noite, os modelos pareciam se acertar em relação à direção do vento no sábado, mas então já estavam prevendo vento de proa desde cedo na rota para Tapes. Observe que o europeu (ECMWF), que antes previa vento de NE, passou a prever como o americano (GFS), de SO, e no dobro da velocidade prevista pelo primeiro.

No que se pode acreditar a essas alturas, a ponto de ter a segurança de sugerir que 35 barcos, com em torno de 90 pessoas embarcadas, sigam lagoa afora?

Considere a velocidade que preferir, observando as velocidades assinaladas nas tabelas abaixo. Acrescente 5 nós de velocidade recomendada.

Quanto temos? Uns 11 nós? Acrescente as rajadas, talvez mais uns 4 kt. São uns 15 kt, na cara. Como um veleiro com motor de popa vai manter essa velocidade navegando contra as ondas da Lagoa dos Patos? E que não fossem 15, mas 10kt?…

E se assim continuar, a que horas chegaria a Tapes? E em se atrasando por não conseguir manter a velocidade recomendada, logo pegaria o SW mais forte, como o indicado pela seta vermelha na tabela.

Como diz o Cmte Emilio Oppitz, veterano da Lagoa dos Patos, “Velejar na Lagoa dos Patos é muito bom, mas se pegar vento pela proa, é feia a pegada”.

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 37

 

E durante boa parte dessa navegada com vento contra, a previsão é de chuva ‘de regular a meio-buena’.

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 38

A coisa pode ainda ficar mais enfarruscada, acrescentando aos 14ºC previstos, um vento aparente de 15kt, como mais ou menos estimamos aí acima. A sensação térmica, imagino, poderia ficar abaixo de 10ºC, a conferir.

Figurinhas Esquisitas Colecionadas Na Véspera Da Largada Prevista Originalmente 39

3 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Cmt Danilo e demais Cmts colaboradores!
    Parabéns pela prudência!
    Realmente ventos de Oeste naquela região da Praia Grande se tornam difíceis de superar. Estou aprendendo com o O’day, mas já sei que eu ficaria empenhado, e o motor de popa não enfrenta tal tempo. Teria de retornar para a Barba Negra ou Morro da Formiga.
    Sábia decisão. e digo-lhe muito obrigado por mim e meu filho Guilherme, com o qual já passamos perigos no Mar de Dentro, graças a Deus naquela oportunidade (10/10/2009) estávamos com com o Veleiro Ana Claci, obra de arte do Mestre Nino.
    Renovo meu fraterno abraço.
    Pastl

  2. Danilo. Sugestões minhas, ref. a previsões do tempo :
    Tenho feito gratuitamente previsões do tempo no what sap.
    Sugiro, que se utilizes, de diversas fontes como : – windguru, windfinder, windy (o que fizestes), weather underground, epagri ciram, cleo kuhn, estel sias, metsul, ceic, alertas do ceic, marinha (o que fizestes), dsa satelites, inmet satelites, redemet satelites c/ animação e radar, wisuki.
    Através desses todos componho a minha previsão do tempo por 5 a 7 dias, e o atualizo, quando a situação não é bem firme, em especial aos fins de semana. faço, nas segundas e quinta feira, no minimo.
    segue abaixo a previsão emitida ontem :

    REVISÃO DO TEMPO P/ O FINAL DE SEMANA E INICIO DA OUTRA (03 A 07/08) :

    Sexta-feira, 03/08 :
    – Nevoeiro pela manhã, tarde de sol entre nuvens e noite será com céu claro
    – Vento sopra do quadrante norte fraco, pela manhã, sul a tarde, também fraco e
    a noite leste fraco a médio.
    – Temp. 14 a 22°C.

    Sábado, 04/08 :
    Amanhece bom, o tempo, até o meio da tarde, fechando-se no período entre as 16:00 as 20:00h, onde podem ocorrer chuvas, muito leves, de 2 mm de precipitação prevista.
    – Vento sopra de oeste fraco até as 16:00h onde rondará para sudoeste, devido a passagem da frente fria, permanecendo assim até a madrugada.
    – Temperatura fica entre 14°C a 21°C.

    Domingo, 05/08 :
    – Na madrugada será com céu claro, amanhecendo, permanecendo o tempo nublado, entre sol, o dia todo assim, inclusive a noite também.
    – Vento sopra do quadrante oeste médio durante o dia, finalizando-se assim, a passagem da frente fria, rondando para o quadrante sul à tardinha e noite, de fraco a médio.
    – Temp. 11 a 17°C, onde o frio chegará novamente.

    Segunda feira, 06/08 :
    – O tempo será bom, c/ sol, entre nuvens.
    – Vento sopra de sudeste fraco a médio.
    – Temp. 10 a 18°C.

    Terça feira, 07/08 :
    – O tempo será bom, c/ muito sol.
    – Vento sopra de leste fraco a médio, intensificando-se à tardinha p/ noite.
    – Temp. 12 a 20°C.

    • Muito bom, Nesweda. Utilizamos várias fontes, mas nao caberia mostras telas de todas, não é? Além disso, consultamos diversas pessoas, extremamente capacitadas para opinar. O grupo optou pelo adiamento, por unanimidade, devido à falta de precisão das previsoes. Sair com tripulantes safos é muito diferente de dar largada para um grupo hererogêneo em torno de 90 pessoas. Estamos todos muito satisfeitos com a análise que fizemos e com a decisão tomada. Se as condições mostrarem-se boas ou não, não mudará nossa impressão.
      Muito obrigado pela tua mensagem.
      Abraço