Microplástico – um problema do tamanho dos oceanos!

Microplástico - Um Problema Do Tamanho Dos Oceanos! 9

Microplástico - Um Problema Do Tamanho Dos Oceanos! 10Microplásticos são pequenas peças de material plástico, com até 5mm de comprimento, que podem causar danos à vida marinha e aos oceanos. Sua origem é, em grande parte, a degradação de peças maiores.

Quando a regata de circum-navegação Volvo Ocean Race terminou, em maio passado, as coletas de água ao redor do planeta mostraram que a maioria continha microplásticos, conforme informação do “Volvo Ocean Race Science Programme”. Microplásticos são espalhados às mais remotas partes dos oceanos, através das correntes marinhas.

Microplástico - Um Problema Do Tamanho Dos Oceanos! 11No Atlântico Norte, mais de 70 partículas foram encontradas em cada metro cúbico de água. Já no Mar da China, mediram 349 partículas/m3. No Estreito de Gibraltar, chegou a mais de 300. Nas proximidades da Antártica, no Oceano Índico Sul, haviam 25.

Animais ingerem microplásticos confundindo-os com alimento. Os estudos dos malefícios do microplástico nos oceanos são ainda incipientes, mas a reação já começou mundo afora, até mesmo na substituição de canudos para bebidas e em esfoliantes utilizados em cosméticos. E tem ainda o nanoplástico, cujos malefícios à fauna podem ser ainda mais significativos.

Microplástico - Um Problema Do Tamanho Dos Oceanos! 12

Fontes:
What are microplastics?
Majority of samples taken during Volvo Ocean Race contain microplastics, new data reveals