Microplástico – um problema do tamanho dos oceanos!

Microplásticos são pequenas peças de material plástico, com até 5mm de comprimento, que podem causar danos à vida marinha e aos oceanos. Sua origem é, em grande parte, a degradação de peças maiores.

Quando a regata de circum-navegação Volvo Ocean Race terminou, em maio passado, as coletas de água ao redor do planeta mostraram que a maioria continha microplásticos, conforme informação do “Volvo Ocean Race Science Programme”. Microplásticos são espalhados às mais remotas partes dos oceanos, através das correntes marinhas.

No Atlântico Norte, mais de 70 partículas foram encontradas em cada metro cúbico de água. Já no Mar da China, mediram 349 partículas/m3. No Estreito de Gibraltar, chegou a mais de 300. Nas proximidades da Antártica, no Oceano Índico Sul, haviam 25.

Animais ingerem microplásticos confundindo-os com alimento. Os estudos dos malefícios do microplástico nos oceanos são ainda incipientes, mas a reação já começou mundo afora, até mesmo na substituição de canudos para bebidas e em esfoliantes utilizados em cosméticos. E tem ainda o nanoplástico, cujos malefícios à fauna podem ser ainda mais significativos.

Fontes:
What are microplastics?
Majority of samples taken during Volvo Ocean Race contain microplastics, new data reveals

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here